Todo o conteúdo disposto neste Blogue foi realizado, por mim, Anabela, exceptuando alguns gifs animados e as obras do movimento Op Art, Surrealismo, e também a secção referenciada como outros artistas.







anabelaportfolio.blogspot.pt

anabelaportfolio.blogspot.pt

Eu em bebé... :)

Eu em bebé... :)

... e depois com a licenciatura.

... e depois com a licenciatura.

Acerca de mim

A minha foto
Olá sou uma mulher de 36 anos, divorciada, sem filhos ainda, e amiga dos meus amigos. Licenciada em Artes Plásticas e Multimédia, adoro desenhar, pintar, ilustrar, programar animações, fazer sites, items multimédia, vídeo, foto, tratamento de som, enfim, todas estas coisas. Se precisarem de retratos, desenhos através de fotografia, faço e passo recibo, tal como qualquer tipo de quadro... especialmente abstratos ou figurativos. Outro tipo de trabalho também faço para enriquecimento do currículo. Adoro! ... a Vida, o mar, as estrelas, o sol, Natureza, cristais, signo escorpião, astros, beleza, sensibilidade, um rosto feliz e pele macia... praia. Odeio! Que me prendam, sem razão, sorrisos falsos, agressividade e maluquices a mais... Gosto de conviver. Um pouco sobre mim... sou gulosa e adoro o Verão, quanto ao Inverno, seja.

PINTURA... Eu/ Mulher

 
 
Eis algumas pinturas dentro do tema Eu/ Mulher
 

 
 
 
 
"País Expressivo- Ela/Nós"
 
 



QUADRO EM CARTÃO RECORTADO COM PASTÉIS SECOS E DE ÓLEO, GIZ, TINTAS DIVERSAS E MATERIAIS APLICADOS. VERNIZES.

 

Este quadro passou por três fases distintas. A primeira foi a pintura em pastéis secos do país e suas características, em tons de terra e símbolos, água, rios, verde, terra, pedra. Ao centro existia uma planta, um jarro, onde eu lhe adicionei uma folha de uma rosa, ao pé. Formava simultâneamente o corpo de uma mulher (no centro o rio Tejo, e um olho fechado e pousado sobre ele, entre outros símbolos). Mais tarde decidi, por não gostar da forma e cor geral alterá-la e pintar... Segunda fase foi em pastéis de óleo, esta fase esteve muito bela, agressiva e forte, mas viva e plena. Mas então, depois eu decidi adicionar-lhe tintas. E o resultado foi um país e uma mulher... com uma planta dentro de si. Por toda a tela há brilhos específicos.






 
 

 "CONCEITO E CONCEPÇÃO"

 


 

QUADRO EM K-LINE PLÁSTICO A MARCADORES, ESFEROGRÁFICAS, FELTROS FLUORESCENTES E BATON, COM PLANTA

 

Uma tela em K-line, baton label, esferográfica azul, a tinta, planta natural (jarro), marcadores de feltro de várias cores, fluorescentes, vermelhos, verdes... Defini-a como estilo, conceptual, visionário, romântico. Ao pintá-la ocorreu-me a amizade, a maternidade, a fuga à intimidade que é a vivência com uma mãe, o seu valor de mãe, o valor de uma e várias amigas. O valor da saudade. O valor da experiência de mãe, de filha, de estudante de artes, em tipografia variada, aludindo ao referente, na planta aludindo ao referencial, na interpretação aberta (obra aberta) em texto e palavras expressamente soltas aludindo ao signo.
Romântica na intuição das cores aplicadas ao contexto social, o fluorescente de relaciona a visão, o perigo o exterior determinado por contornos escuros, em homogeinidade de cores fluorescentes mais calmas. Aproximo-me agora mais do contexto social, exterior a mim como pintora. Materiais de cor forte realçam a técnica. A simplicidade aparente e naturalidade contrária à perfeição, instintiva e transparecida referem o conceito que é essencial nesta obra.
Ainda, ela demonstra a minha visão romântica e pessoal, ou interior, tendo-me sido o objecto desenhado oferecido por um rapaz, acto entendido por mim como romântico- quero referir o eu-mulher- encontrando-me no facto de as mulheres em geral apreciarem receber flores, prendo-me aqui com uma significação cultural por mim adquirida. (Usei também canetas de bico fino brilhantes).
 
 
 
 
 
 
 
 

 

"PLANTA DESCONHECIDA"








 
 
 
 
PASTEL DE ÓLEO, TINTA VITRAL, ACRÍLICO, VERNIZES, TINTA DE CERÂMICA, TINTA PARA TECIDO, TINTA ACETINADA DE ÁGUA, SPRAY EFEITO PEDRA E GOMA LACA ACABAMENTO BRILHANTE, ÓLEO DE LINHO PURO, SOBRE MADEIRA PRENSADA E FOLHEADA
 
Passou esta tábua por várias etapas até a aluna conseguir obter o efeito pretendido. As aplicações de tinta foram dadas em momentos diferentes. O quadro necessitou de tempos de espera para secagem e visualização de causas. Tive a ajuda do meu professor e artista plástico António Inverno, para a continuação da obra. Determinei desenhar esta planta, sem a arrancar da terra, para não magoar a sua beleza, pois a Natureza não deve ser alterada para se retratar. Esta é uma obra de carisma expressivo intuitivo.
 
 
 

 
 
 
 

"DESAPARECIDO"

 
 

 
 

PASTEL DE ÓLEO SOBRE  MADEIRA PRENSADA E FOLHEADA

 






"PRINCESA"

 



 
 

QUADRO ELABORADO ATRAVÉS DE FASES, PASTEL SECO, GIZ, GRAFITE GROSSO, ACRÍLICO, TINTA ESMALTE, PASTEL DE ÓLEO EM CONTRAPLACADO

Iniciei obra em suporte de contraplacado, com aproximadamente 5 cm de espessura, portanto, um pouco pesada. Castanha em manchas de claro e escuro. Macia. Materiais aplicados numa primeira fase, o pastel seco, giz, grafite grosso, carvão. Esta ‘tela’ aparenta ser expressionista pelo traço rápido e intuitivo- tem cores como o amarelo, vermelho e preto onde recordei textos que me falaram do Expressionismo Alemão (Expressionismo [http://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo]). Tem as cores da bandeira Alemã. A interiorização da criação artística, do Expressionismo, fez-me referencialidade ao pintá-la, numa aproximação ao meu estilo criativo. Existem na minha vida, referências neste sentido, e algumas histórias me vêm à memória também, e sendo os meus gestos relacionados a gestos de quem vive na minha história, as palavras fazem o seu sentido. Refere-me ainda a guerra ou governo militar, tendo uma envolvência familiar particular neste sentido. Refere ao homem. A jarra desenhada é torcida, da minha mãe, e já a olho faz anos. A planta nela desenhada é-me  muito próxima e cresce, mesmo depois de arrancada de um canteiro, ainda que secamente.

A pintura terminou nomeada “Princesa”
 
 
 
 


 


FOTOGRAFIA CAPTANDO “PLANTA DESCONHECIDA” E “ESTRELÍCIA,’ SECA"

 

 
 
 
 

 
 
 

"ESTRELÍCIA,' SECA"











PASTEL SECO, GRAFFITI PRETO E ROSA, TINTA ESMALTE, PASTEL ÓLEO, TINTA VITRAL, APLICAÇÃO DE ESTRELAS, APAROS DE LÁPIS E VIDRO CORTADO, SOBRE PLATEX
 
 
 






"O QUE É A PINTURA"

 
 

COLAGEM E FABRICO DE ELEMENTOS E PINTURA GRÁFICA SOBRE PAINEL DE MDF

Esta colagem pretende justificar o ser pintura, dentro da representação que apela aos sentidos e ao olhar do espectador. Persiste numa placa de MDF, um tipo de madeira fabricada na América. Trata-se de uma placa de placas unidas por pressão até à fusão. Posteriormente foi importada para o Brazil. E chegou a Portugal por meio, de Espanha. (Medium Density Fiberboard [http://pt.wikipedia.org/wiki/Medium_Density_Fiberboard]) E porque as colagens de diversos materiais numa placa de madeira podem substituir a pitura? Perguntei-me. Tentei solucionar o problema... A cor faz a pintura, o estímulo visual. O relevo dos mateirais a sensação de tocar. Pratiquei ainda malha de renda, entregando-me ao espectador e à composição... Neste trabalho existem lugares escondidos e vísiveis, utilizo a palavra, relevo e para utilizar tinta terra ainda. Refiro o mundo. Ele tem a pretensão de se dirigir ao público em geral, porque a arte deve ser interactiva e confiante, confiável e solidária, criei relevos com as colagens. Utilizei a impregnação de odor na obra de modo a guiar o espectador, a mostrar-lhe que a arte é viva e vida. Aqui revelo a subtileza e um género de casulo da mulher, muito próprio, pela quase revelação de signo. A ‘tela’ diz, sem o ler por letra, “Descobre-me..”
 
 
 

 
 

 

"O QUE É O AMOR"

 

 


SPRAY’S DE COR E PRETO, TINTAS DE TECIDO E AQUOSAS, TINTAS VITRAL, SOBRE BALSA


Pretendi aqui apenas mostrar a mulher pela simplicidade natural do eu feminino.

 

 

 

 

 

K-Line- EU/MULHER

 
"Rosa Intuitiva", "Quando ele respira fundo", "The woman in you", "Rasto sensível (feixo) racional" e "Peixe e tigre", da esquerda para a direita.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário em relação ao que sentiu ao experienciar a navegação por este blogue, e em especial nesta mensagem... Obrigada.

Seguidores

Pesquisar neste blogue

Arquivo do blogue

Publicação em destaque

Retratos Expressivos

Retratos Expressivos Esta é uma sequência de retratos através de vidas fotografadas, ordenada por idades pré-definidas por mim, des...